domingo, 21 de outubro de 2007

Saudade

O tempo passa e a saudade faz-se sentir...Obrigado àqueles que escrevem e-mail’s, comentam no blogue, enviam SMS's, falam no MSN e no Skype. Para os familiares, amigos e colegas que acompanham a minha estadia por terras africanas mais de perto o meu sincero agradecimento pela força que me têm transmitido.

Manter o espírito ocupado é necessário e para tal decidi sair à noite com um pessoal que aqui conheci. È curioso como numa cidade tão grande as pessoas frequentem meia dúzia de sítios e acabem por se conhecerem de vista, e quem sabe trocar uns contactos! Até deu para descobrir um Eng. Electrotécnico que acabou a faculdade no mesmo ano que eu e conhecíamos muitas pessoas em comum da minha terra Natal. Depois de deitar tarde e cedo erguer, passei o Sábado na Feira a efectuar contactos e a arranjar fornecedores de materiais e subempreiteiros, bem como, representar e difundir a empresa a que pertenço. Bem cedo a cama teve a minha companhia e ainda de madrugada o sono e o cansaço ficaram compostos. “Deitar cedo e cedo erguer, vocês já sabem!” Hoje decidi fazer um jogging matinal, saindo de casa pelas 8:00. Já estive na baixa e percorri a Ilha até ao seu Ponto Final (existe lá um restaurante com esse nome!). Foi engraçado ver os pescadores a recolher o peixe e a colocarem-se à beira da estrada para o poderem vender. Havia um pouco de tudo (inclusive lagosta e demais crustáceos), vi ainda um rapazito a limpar chocos e a abrir o peixe para secar ao sol e assim se conservar.

Depois de passar pelas praias decidi descansar um pouco e beber uma água. Estava no fundo da ilha e desloquei-me ao mercado informal que lá está instalado. Pedi uma garrafa de água de 33 cl e disseram-me que custava 100 Kz – aceitei, bebi-a e entreguei uma nota 1000 Kz. A rapariga disse-me que não tinha troco virou-me as costas e foi vestir as cuecas. Chamava-se “mãezinha”, não tinha cuequinha e ofereceu uma aguinha! Pelas 11 h vieram-me buscar e vou agora almoçar e fazer uma pequena “siesta” africana!

Partilho convosco uma vista aérea da Ilha.

Nenhum comentário: