quarta-feira, 10 de outubro de 2007

1º Mês passado

Já estou em Angola há 1 mês. Todos os dias vejo coisas novas e realidades que não imaginava serem possíveis…

Este país encontra-se numa fase de “boom” de reconstrução e dado a grande quantidade de empresas de Construção ocorreu um congresso internacional para que as mesmas inscrevam os seus trabalhadores na Segurança Social. Uma colega participou e ficou toda contente por ter aparecido na TV e contactado com a alta esfera politica da matéria.

Neste fim-de-semana tive a oportunidade de conhecer mais dois restaurantes onde experimentei uma “francesinha”, no Portugália, que fica mesmo na entrada da Ilha. É verdade, também já há francesinhas em Luanda, mas não são tão boas como as da cidade Invicta. Dei uns pezinhos de dança no bar Bayin que é um local tipicamente “europeizado” onde se ouvia e sentia como me encontrasse em Lisboa. Dei ainda uma rápida passagem pelo Casino onde verifiquei onde param os Chineses. Quem diria que iria encontrar tanto em tão pouco espaço…e a gastar muito dinheiro…

No Domingo tive um convite de um Engenheiro da Sonangol para ir até ao Mussulo. Dormindo apenas 4 horas peguei no jipe e encontrei-me com o Sr. Toni e lá fomos até ao local de ancoragem dos barcos que nos levou até à Casa de Praia. A viajem demorou apenas 15 min.. Fui muito bem recebido, tendo começado com uma sopa tipo caldeirada de peixe, seguida de uma cacusso grelhado, acompanhado por cerveja Cristal. Depois fomos a banhos e por volta das 14:30 foi servido o almoço que compreendia arroz de pato, costelinhas e picanha. Escusado será dizer que fiquei estupefacto com o “Segundo Almoço” e tive que recusar as ofertas gentilmente cedidas pelo casal anfitrião. A comida foi regada por vinho americano terminando depois com um cafezinho pula!

Durante o dia de ontem tive o primeiro contacto imediato com os Agentes de Autoridade que mostraram que quem não cumpre com as regras de trânsito tem de ser punido. Tive a infelicidade de virar à esquerda numa zona proibida e fui obrigado a estacionar o veículo e verificar a existência de um sinal que me impossibilitava a manobra. Paguei a minha multa e reconquistei a carta de condução que tinha sido temporariamente apreendida…e

Relativamente ao andamento dos trabalhos na obra...posso dizer que o pessoal é qualificado, ora vejam o estilo:

Hoje foi um dia terrível devido ao trânsito, passei horas dentro do carro mas aparece sempre algo que nos faz pensar que temos de ter calma! “Não tenho preça!” tinha escrito na carrinha da frente. Assim tem de ser vivida a vida….simplesmente nas calmas, caso contrário uma pessoa fica maluca.

Sempre nas calmas! Que mais poderia ser!

2 comentários:

mnvalente disse...

Caro Eduardo, estou a torcer para que a tua paciência dure mais que a minha que se esgotou ao fim de um mês em angola, mas que deu para sobreviver até ao final dos 3 meses do visto.

É sem dúvida uma terra única, mas torna-se extremamente desgastante a todos os níveis. Aguenta firme e leva isso nas calmas!

Um abraço

Unknown disse...

Afinal a mitchês não morreu! Acontece todos os dias em Angola.

Rita B