quinta-feira, 20 de setembro de 2007

15 dias passados

Após 15 dias de vivências em terras africanas decidi iniciar a partilha das minhas aventuras convosco…Cheguei no dia 6 de Setembro a Luanda exactamente 3 anos após o meu primeiro dia de trabalho. A primeira impressão foi…

Depois de uma viagem de aproximadamente 8 horas estive mais de 30 minutos na Alfândega para mostrar o meu passaporte e responder às questões do âmbito da minha viagem e qual o tempo de duração da mesma. Levantei as malas com os meus 2 colegas e saímos do terminal, depois de passar por 2 controlos policiais. Já na rua deparei-me com uma imensidão de gente que ostentava cartazes e pretendia “levantar” alguém. Não vislumbramos nenhum letreiro da empresa e telefonamos para saber o que fazer…responderam-nos que estavam a chegar. Efectivamente apareceram 2 moços que me trouxeram para a Sede enquanto os meus 2 colegas seguiram nova viagem pelo aeroporto doméstico. Ainda dentro do parque de estacionamento do aeroporto tentaram abordar-me solicitando uma “gasosa!” ao que disse que não tinha nada… A viagem durou cerca de 30 minutos e apenas percorremos alguns km dado que o transito da Capital é das coisas mais anárquicas e caóticas alguma vez vista. Conheci os membros da equipa de trabalho, as respectivas instalações e deram-me algum dinheiro para a ajuda na alimentação e uma declaração que me possibilitava a condução dos veículos. Foi então que deram a conhecer o Jimmy. Por volta das 12:30 fui almoçar nos aposentos da Sede que funcionam como Cantina e Casa de pernoita. A meio da tarde aparecem os meus colegas desalentados pelo facto de não terem conseguido embarcar…dado que não havia combustível para os aviões!!!!!! INACREDITÁVEL!!!! Isto num país que exporta biliões de dólares em crude, mas pronto, nas calmas!!! Fomos os 4 jantar a um Restaurante onde nem parecia que tinhamos saído de Portugal. Comi uma espetada mista com ananás e posso dizer que estava muito boa! Foi a recepção de boas vindas! Vim então conhecer a casa onde ficaria instalado de forma a “estagiar” durante uma semana. A casa é um apartamento T2 com A/C nos compartimentos, cozinha mobilada recentemente, TV cabo e micro-ondas. Tem ainda a particularidade de quando falha a luz entra em funcionamento um gerador que faz uma barulheira incrível mas não corremos o risco de ficar “às escuras”!!!! (Aqui as casas dipõem de gerador e deposito de agua para as eventualidades). Dormi bem, e levantei-me no dia 7, Sexta-feira (Dia 2º) pelas 7:00 para ir trabalhar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Mitchado...
É de facto uma grande aventura andar por Angola, principalmente nas provincias onde tudo é mais calmo, mas tambem faltam imensas coisas que ate aqui consideravamos banais e de facil acesso.
So te posso desejar boa sorte e convidar-te para tomar um copo um dia destes.

Paulo