quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Antes do Regresso a CASA

Estou, neste momento, a sobrevoar o Oceano Atlântico rumo a Portugal depois da minha 1ª aventura (ou mesmo conjunto de aventuras) por terras afriacanas!… Nesta semana o sentimento preponderante foi o da preocupação. Visível por vários motivos…desde a minha “indecisão” de voltar a Portugal (devido ao facto de não ter passaporte) até ao desfecho de uma intervenção cirúrgica de uma colega de trabalho. Aqui tudo acontece… Na passada quinta feira estava eu e uma colega no meio do corredor de uma clínica em Luanda à espera de notícias sobre a operação à minha colega que tinha chegado do Huambo com terríveis dores abdominais. Passada a preocupação inicial, pois presenciei a sua entrada no bloco com as lágrimas no canto do olho pelas 16:20, e o tempo de espera da intervenção, demos com ela a dormir profundamente perto das 17:30. Tentamos acorda-la e nada…emitia uns sons provenientes de uns lábios agora mais coloridos e uma cara mais rosada. Eram 19:20 e conversamos com a médica para saber como tinha decorrido a operação. Retirou o que estava com o quisto e manteve o bom! Perto das 20:00 vou buscar a prima para acompanhar o acordar e como qualquer coisa no entretanto. Como era quinta-feira desloquei-me à casa do Alex para jogar uma partidinha de Poker! Desta vez éramos 5 e já com linguagem de profissionais! Tínhamos entre nós um jogador que só pelo palavreado utilizado amedrontava qualquer um. Mas foi uma advogada que ganhou a partida, fruto da sua qualidade nata de Bluff e também das mãos que deteve ao longo da noite! Perto das 22:30 passo novamente na clínica para dar boleia à Rita e volto para casa. Na Sexta feira desloquei-me à Embaixada Portuguesa para saber se já tinham emitido o meu passaporte. Informaram-me que sim e que o mesmo estaria a caminho – “Volte na segunda-feira.”. Nessa noite tivemos a futebolada semanal entre a MonteAdriano e a Eusébios entre as 22 e as 23:30. Marcamos mais de 15 golos e sofremos menos de 10… a certa altura perdi a conta!…corremos bastante e até conseguimos jogar bem. Até poderia dizer que o guarda redes deles não via a bola partir, mas isso não interessa nada J! Ainda houve tempo de ir até casa e de sair ate ao Bayin! A despedida de um dos locais nocturnos com a melhor vista de Luanda. O ambiente estava agradável embora um pouco quente. O calor fazia-se sentir pois a pista esta debaixo das estrelas por cima da agua da baia! Até tivemos a companhia da policia marítima que apareceu com a execução de umas manobras no seu bote semirígido para encanto das dançarinas. As 4:30 cheguei a casa e dormi até cerca das 8:30. Trabalhei um pouco na manhã de Sábado como motorista...relax, nas calmas! Ao Sábado não há transito :).

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Fotos da Barra do Dande

Um fim de semana bem passado!

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Aventuras e descobertas à Tom Sawyer

Mais de uma semana passou e eu nada escrevi…as minhas desculpas por aqueles que acorrem a este local para saber novidades das aventuras e desventuras do Mitchado por terras angolanas…e que aventuras!...

No ano de 1975 a 11 de Setembro Angola era independente de Portugal. http://pt.wikipedia.org/wiki/Angola Como tal o dia é feriado, mas como era Domingo e os feriados não se podem desperdiçar, o mesmo passou para a Segunda feira, dia 12. Assim tivemos mais um fim-de-semana prolongado.

Fomos 7 aventureiros com as tendas debaixo do braço com 2 viaturas para a ilha do Mussulo. Partimos apenas no Domingo de manhã e fomos nas calmas. O desenrolar dos acontecimentos é longo e demorado mas ficam apenas algumas pitadas do temperado passeio. Vou tentar partilhar as fotos através de um site. Ainda a descobrir como.

Neste fim de semana último eram 3 da tarde de Sábado e estava a chover em Luanda. Mesmo assim decidi partir como o Eduardo José até à Barra do Dande. “Ficamos a dormir numa cabana tipo Tom Sawyer” – dizia o Eduardo eufórico de alegria! Para quem já não se lembra da música cliquem ao lado. O espírito da letra encaixa aqui na perfeição:

Tu andas sempre descalco, Tom Sawyer

Junto ao rio a passear, Tom Sawyer

Mil amigos deixarás, aqui e alem

Descobrir o mundo, viver aventuras... :D

Espero poder mostrar as fotos das minhas descobertas e partilhar os momentos das aventuras.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Mudei de casa!

Ontem mudei de casa. Estou agora instalado num 4º andar no centro da cidade! O elevador não funciona pois o seu fosso foi anteriormente utilizado para “arrumar” entulho! É a verdadeira Selva Urbana esta, com grades e portas antes de encontrar o acolhimento do “lar”. Ainda estou a adquirir os utensílios necessários para tornar o local acolhedor…com tempo!...nas calmas! Depois prometo que enviarei algumas fotos do interior e das vistas do local!

Mas sabem que o mundo é mesmo pequeno…Partilho a casa com um colega que no ano de 2005 estava no mesmo sítio e à mesma hora que eu, frente-a-frente. Foi ver a minha apresentação do trabalho de final de curso no LNEC que foi feita em conjunto com o colega Henrique Almeida, para quem mando um abraço!

Já lá vai o tempo!...

Fotos da Viagem a Benguela

No passado fim-de-semana fomos conhecer Benguela. A viagem foi longa mas valeu a pena pelos cenários deslumbrantes que fomos encontrando. As fotos não transmitem a verdadeira beleza da paisagem pelo que convoco todos aqueles que gostam de natureza a aparecerem por terras Angolanas! Fica o desafio para os mais audazes e aventureiros.

O Road book e o mapa do percurso foram publicados no post anterior. Agora podem ver algumas das fotos. Mas falta o cheiro, a aragem o tacto daquela fina areia de uma praia virgem!...

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Viagem Luanda-Benguela-Luanda

Aproveitei o feriado de dia 2 de Novembro e fui de fim-de-semana prolongado até Benguela. Eu e o Alex partimos na aventura de Luanda às 6:30 num pequeno Jimmy e percorremos 1194 km. Deixo aqui um aperitivo daquilo que mais tarde pormenorizarei com o auxilio dos momentos captados pelas câmaras fotográfias.

Desde já manifesto os meus agradecimentos ao pessoal que nos acolheu em Benguela! Um beijo para a Elizabete e um abraço ao Pacheco!

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

500 visitas - Tempo de partilhar!

Atingimos as 500 visitas ao Blog. É gratificante saber que aquilo que aqui descrevo, neste pequeno pedaço de nada, é visível pelo mundo fora e apreciado por quem lê. Gosto de ler os vossos comentários com incentivos de força e continuação do que até aqui tenho feito. Não é fácil a realidade que aqui se vive e aprendesse outra dimensão do que correntemente chamamos VIDA! O destino pode ser traçado à medida de cada um, com aquilo que vamos fazendo, construindo, destruindo, opinando… Que vida seguir e que rumo dar ao tempo que aqui passamos é um desafio que a todos nós nos é colocado…Uns valorizam mais os valores materiais e outros os valores emocionais! Estou em crer que a vida é uma balança com sucessivas necessidades de pesar decisões onde contrapomos 2 visões diferentes, em termos de valor e significados, que derivam em 2 caminhos distintos.

O ideal será viver uma vida Feliz e poder partilhar dessa mesma felicidade com aqueles que nos são importantes…Que consolo tenho se sou feliz e não partilho a minha felicidade? E será que sou verdadeiramente feliz, se não partilhar os momentos com aqueles que verdadeiramente gosto?

Pois é…a esta hora da tarde deu-me para a filosofia da vida! Tantas coisas para fazer com Ela! É com prazer que a partilho convosco naquilo que sinto, que vivo e que descrevo, tentando por fazer com que aqueles que me conhecem se sintam orgulhosos de ter um familiar, um amigo, um colega simplesmente mitchado.